Taxa Selic: como ela afeta sua vida ? - Blog Sem Dívidas

Blog

Taxa Selic: como ela afeta sua vida financeira?

taxa selic

Provavelmente você já ouviu falar na televisão, no jornal ou pelas redes sociais sobre a Taxa Selic. Ela até pode soar estranha, mas é importantíssima quando se refere à economia brasileira, já que influencia diretamente tkeyvone lee jersey adidas yeezy boost 350 v2 mono ice custom basketball uniforms nike air jordan mid custom nfl football jerseys nike air force jordan iowa state football jersey custom stitched nfl jersey cheap baseball jerseys cheap yeezys uberlube luxury lubricant luvme human hair wigs custom dallas stars jersey bouncing putty egg red and black jordan 1odas as taxas de juros no Brasil, como as de empréstimos e investimentos. Vale lembrar que os juros são as remunerações que alguém recebe ao emprestar dinheiro por determinado período.

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e é associada ao programa virtual de compra e venda dos títulos do Tesouro Direto. Essas movimentações são feitas pelo Banco Central e por instituições financeiras autorizadas. Em relação à Taxa Selic, ela está ligada aos juros dos títulos públicos que o governo oferece.

Conhecida como a taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic também é referência para o custo das linhas de crédito. Essa taxa pode aumentar, diminuir ou se manter estável a cada 45 dias, quando o número é atualizado. Quem decide o valor e mudanças da Selic é o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e os principais critérios que impactam diretamente é a inflação, o dólar americano e o desemprego.

As alterações ocorrem por conta da economia não se manter estável, por isso, é necessário equilibrar e garantir que o dinheiro se mantenha em circulação.

Quando a Taxa Selic aumenta, isso significa que o objetivo é desacelerar a economia para que a inflação não fique tão alta. E quando ela abaixa, o intuito é de aquecer a economia e estimular o consumo, aumentando a inflação, que está abaixo da média. Por esses motivos, essa taxa é um parâmetro para acompanhar como anda a economia no país.

Mas como ela afeta seu dinheiro?

Todos esses efeitos são sentidos pela população, pelos bancos e investidores. Isso fica visível no momento em que: a inflação começa a subir e o crédito fica mais acessível quando a Taxa Selic diminui, pois, as redes bancárias podem reduzir as taxas de juros. Se a taxa aumenta, os preços começam a abaixar ou ficar estável, enquanto os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais elevados.

Sem Dívidas Bancárias

A Taxa Selic também influencia diretamente a renegociação de dívidas. Pagar as contas e fazer investimentos é o propósito de qualquer governo. No último mês, em maio de 2021, a taxa fechou em 3,5%, sendo o segundo aumento consecutivo de 0,75 pontos percentuais. Com essa oscilação, a dica é: quite suas dívidas o quanto antes, já que o cenário de pandemia segue afetando drasticamente a economia.

Por isso, converse com a nossa equipe, assim podemos te auxiliar nas questões relacionadas à quitação de dívidas e conseguir descontos significativos nas suas pendências financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *