Quando falamos sobre a economia brasileira, existe um órgão responsável que administra, faz a regulamentação e controlkansas state football jerseys wigs for women crown skinless skin condoms custom youth nfl jersey air jordan 1 element jordan max aura 4 yeezy boost 350 v2 black custom baseball jerseys custom sublimated hockey jerseys custom basketball uniforms max white shoes air max 270 women cheap yeezys jordan air force 1 custom stitched nfl jerseya as operações financeiras no país. Esse órgão é conhecido como Bacen, sigla para o Banco Central do Brasil.
No artigo desta semana, vamos explicar o que é o Bacen e como ele atua, além de detalhar mais sobre o registrado – ferramenta que transmite suas informações para instituições financeiras.
Sobre o Bacen
“Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade” é como o Banco Central denomina sua própria missão.
De modo geral, o Bacen é o responsável por cuidar de tudo que envolve moeda, dinheiro e finanças no país. Ele coordena e controla as operações monetárias, de câmbio, crédito e circulação de dinheiro, além das tarifas que os bancos cobram, a fim de manter o poder de compra do Real – a moeda utilizada no país.
Ele estabelece ainda os serviços que devem ser gratuitos aos correntistas, como a compensação de cheques ou fornecimento de cartões, por exemplo. A principal característica do BC é ser uma autarquia. Isso significa que o Governo, ministérios ou órgãos públicos não podem controlar o Bacen, embora eles estejam veiculados.
A importância do Banco Central é de que se não houvessem regras impostas pelo órgão, as redes bancárias poderiam exceder suas tarifas e haver concorrência absurdas e até abusivas entre os próprios bancos.
As múltiplas atividades
Veja as principais áreas e funções que o Bacen está envolvido:
- Inflação baixa e estável – O objetivo é manter a inflação sob controle.
- Sistema financeiro – A missão do BC é assegurar que o sistema brasileiro seja sólido.
- Banco do governo – O BC detém as contas mais importantes do governo e é o depositório das reservas internacionais do país.
- Banco dos bancos – As instituições financeiras precisam manter contas no BC. Essas contas são monitoradas para que as transações financeiras aconteçam com fluidez e para que as próprias contas não fechem o dia com saldo negativo.
- Emissor de dinheiro – O BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.
O que é o registrato?
Depois de conhecer o propósito do Banco Central do Brasil, é a hora de saber mais sobre uma das ferramentas que ele dispõe, que é o registrato.
O registrato é um sistema que permite o acesso pela internet, de forma rápida e segura, aos relatórios de pessoas físicas ou jurídicas, contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio.
Qualquer pessoa que tenha CPF ou CNPJ pode consultar seu próprio relatório financeiro. As informações disponibilizadas são:
- Suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros;
- Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome;
- Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos;
- Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de Inexistência de contas em bancos;
- Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou.
É importante lembrar que os relatórios são sigilosos e só podem ser consultados pela própria pessoa ou por alguém autorizado.
Como acessar meu registrato?
Toda consulta é feita de forma gratuita.
Para ter acesso, basta clicar aqui e acessar a página.
Antes do primeiro acesso, é necessário se cadastrar. Devem ser utilizados uma das opções disponíveis na página Cadastramento de pessoa física: celular, internet banking ou certificado digital.
Veja o passo a passo de como acessar:
- Acesse o portal do Banco Central;
- Selecione “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”;
- Escolha uma opção de credenciamento (celular, internet banking, certificado digital ou outras formas);
- Em seguida, clique em “Obtenha a frase de segurança”;
- Adicione todos os seus dados pessoais, além da instituição financeira;
- Copie a frase de segurança (ela é válida por até 48 horas);
- Acesse o Internet Banking do seu banco;
- Acesse a opção “Registrato” e faça a validação;
- Cole a frase de segurança;
- Após confirmação, consulte as informações registradas pela sua instituição.
Sem Dívidas Bancárias te orienta!
O intuito da nossa equipe é fazer que sua vida financeira seja simplificada e suas dívidas eliminadas. Sempre apresentamos dicas e trazemos informações para que você consiga ter maior controle sobre o seu dinheiro.
O registrato é uma ferramenta importante para organizar suas finanças, e contribuir com um maior controle das movimentações bancárias, da abertura de contas e também da análise de créditos.
Se você tem interesse em saber mais sobre nossos serviços e procedimentos de consultoria, clique aqui e agende uma análise completa da sua situação financeira.