Problemas financeiros e saúde emocional - Blog Sem Dívidas
  • Home
  • Notícias

Blog

Qual a conexão entre problemas financeiros e a saúde emocional?

Preocupação com problemas financeiros

Eis que você está navegando na internet e de repente uma nova notificação chega no celular. Pode ser um novo boleto, a faturbrock bowers jersey oregon football jerseys air jordan 4 retro military black cowboys jersey kansas state football jerseys bouncing putty egg air jordan 1 element air jordan 1 low flyease nike air jordan mid wigs for sale adut toys yeezy sale unice hair wigs nike air force jordan custom youth nfl jersey a do cartão de crédito ou até uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp. Isso pode ser um dos motivos para te deixar desanimado ao longo do dia.

O dinheiro não deveria ser um fator para debilitar sua saúde, mas sabemos que os problemas financeiros estão associados diretamente à disposição mental. É difícil relaxar e aproveitar as atividades de lazer em família quando se tem grandes dívidas e pendências financeiras.  

Nesta semana, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em sua Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgou que a parcela de endividados no Brasil ficou em 68% no mês de maio. Segundo os dados, foi o sexto aumento consecutivo e superior ao de abril (67,5%) e à de maio de 2020 (66,5%).

Em meio a esse tipo de situação, a pandemia da Covid-19 foi um fator que também influenciou a saúde emocional das pessoas. Manter o isolamento social e evitar contatos físicos com a família e os amigos têm gerado tristeza e ansiedade por parte da população.

Com todas essas situações, a falta de planejamento financeiro pode prejudicar alguns aspectos físicos. Geralmente, as doenças físicas são mais perceptíveis, enquanto as mentais são mais delicadas para identificar. Mas se, além de possuir nome negativado e extensas dívidas, você também tem apresentado sintomas de crises de ansiedade, vícios, sentimento de vergonha e desejo de afastamento, deve ficar em alerta para solucionar o problema da melhor maneira possível.

Problemas financeiros podem afetar a saúde mental

Sintomas que afetam a saúde emocional

Os sinais de ansiedade podem ser identificados por meio do sentimento de medo e tensão constante, além da preocupação e excessos de pensamentos sobre o assunto. Uma dica para identificar a ansiedade é verificar se a situação está crítica a ponto de não conseguir desenvolver demais tarefas ao longo do dia.

A vergonha e o desejo de afastamento muitas vezes caminham juntas. O sentimento costuma florescer no momento em que a pessoa é chamada para sair e não tem dinheiro ou quando é cobrada com frequência e aí, uma das saídas encontradas é se afastar de todos.

Os vícios em jogos ou em bebidas é um problema recorrente, já que a pessoa com dificuldades financeiras substitui uma situação crítica por outra, ficando refém de novos gastos.

Como lidar com os problemas financeiros de modo saudável?

Após identificar todos os problemas que possam vir a se desenvolver fisicamente ou mentalmente, é o momento de agir. Veja as orientações para lidar de forma sustentável com as finanças.

Conheça sua situação financeira

Saber o valor exato das dívidas, do quanto ganha e do quanto gasta é o primeiro passo. Elas podem soar assustadoras, mas é preciso encará-las. Anote no celular ou em um caderno todas as movimentações financeiras que você realiza e tente adequar os gastos.

Opte por fazer terapia

Conversar com um especialista adequado te ajuda a encarar os desafios de cada problema pessoal. No quesito financeiro, isso não é diferente. Com a terapia, serão desenvolvidas técnicas para aumentar a estabilidade emocional e também soluções racionais para lidar com o dinheiro.

Quite suas dívidas

A melhor maneira de começar a quitar as dívidas, é procurar e empresa ou pessoa que deverá ser paga e buscar alternativas para descontos e negociação.

Não faça novas dívidas  

Em alguns momentos, o empréstimo pode ser uma opção. Porém, esse tipo de despesa pode se tornar uma bolsa de neve quando não planejado. Por isso, esgote possibilidades de recorrer ao crédito. Há alternativas para buscar renda extra ou vender bens pessoais.

Contate a Sem Dívidas Bancárias

Já seguiu todos os passos, anotou as dívidas e fez cortes no orçamento mensal e mesmo assim não deu certo? Nós, da Sem Dívidas Bancárias, te ajudamos. Podemos te orientar em qual dívida deverá ser priorizada para que você fique mais tranquilo e não pense nessas questões diariamente. O nosso objetivo é eliminar as dívidas da sua vida, proporcionando a tão sonhada liberdade financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *