Dívida caduca? - Blog Sem Dívidas Bancárias
  • Home
  • Dicas

Blog

Dívida caduca? Entenda os detalhes!

Dívida caduca? Entenda os detalhes!

Se você tem uma dívida alta, provavelmente já deve ter ouvido alguém defender a ideia de deixar a pendência financeira caducar para você se livrar o quanto antes desta dor de cabeça. Mas, será que este é o melhor caminho?

O artigo desta semana é focado em te explicar de uma vez por todas sobre o conceito da dívida caduca, quais os impactosiowa state football jersey best jordans air jordan 1 low flyease wig store nike air max alpha trainer 5 iowa state football jersey personalized celtics jersey college football jerseys best wigs air max shoes sweet vibrations vibrating male stroker adidas yeezy boost 350 v2 dazzling blue johnny manziel jersey oregon football jerseys custom dallas stars jersey que ela pode trazer para sua vida pessoal e financeira, e identificar porque a renegociação pode ser a melhor alternativa.

A dívida caduca é popularmente conhecida para indicar que o saldo devedor do cliente já possui mais de cinco anos e por este motivo, pode ser expirada, seguindo as orientações do Código de Defesa do Consumidor.

Pode soar simples: fazer uma compra em várias parcelas e deixar elas expirarem após os cinco antes, entretanto, as entrelinhas do contrato são bem diferentes.

Conhecendo o processo de dívida caduca

Para conhecer os detalhes do processo de uma dívida caduca, a primeira coisa que você precisa saber é que é raro deixar ela caducar.

A dívida só cai no esquecimento quando o lugar para onde você deve não emite nenhum comunicado de pagamento no período de cinco anos. Ou seja, as empresas, bancos e cartões de crédito não costumam se esquecer desta cobrança.

Eles ligam, mandam e-mail, cartinha e fazem questão de não te deixar esquecer da sua pendência financeira. Quando não recebem um retorno dos clientes, costumam contratar empresas de cobranças para seguir com os procedimentos. Daí elas começam a ligar para seu celular diversas vezes por dia, para seus vizinhos e até no seu trabalho. E convenhamos, não é nada legal ser pressionado!

As dívidas prejudicam tanto a saúde física e mental da pessoa, por isso, quitá-las o quanto antes ainda é a melhor alternativa, do que deixá-las cinco anos martelando na sua mente.

Dissemos anteriormente que é raro elas caducarem, mas também não é impossível.

Há casos da dívida ser tão baixa que a cobrança e os custos jurídicos saem mais caros do que a dívida em si. Nessas situações, a empresa faz uma avaliação e alinha o que vale mais a pena, podendo deixar a dívida caducar.

Os prazos para uma dívida caducar

A média geral é que as dívidas caduquem após o quinto ano, mas existem prazos entre um e 10 anos para determinadas situações. Conheça algumas a seguir:

  • Despesas com hospedagem e hotéis: 1 ano;
  • Dívidas de seguro: 1 ano;
  • Dívidas de empréstimos: 3 anos;
  • Boleto bancário, cartões de crédito e cheque especial: 5 anos;
  • Convênios médicos: 5 anos;
  • Impostos federais, estaduais ou municipais: 5 anos.

Se sua dívida caducou, seu nome pode continuar sujo

Quando a dívida de alguém caduca, é normal pensar que o nome ficou limpo nos bancos de dados, como o Serasa e o SPC Brasil, mas isso é um mito.

Após os cinco anos, a dívida em si sai do banco de dados dos serviços de proteção ao crédito. Quem consulta o CPF de alguém nessas plataformas, não vai mais encontrá-la, só que o seu nome vai continuar inadimplente nas instituições financeiras e também no sistema do Banco Central, também conhecido como o Registrato.

Com isso, se você for solicitar financiamentos ou um novo cartão de crédito, os bancos terão acesso a esses sistemas. Consequentemente, reduzem as chances de aprovação.

Vale a pena esperar a dívida caducar?

Não, não vale a pena deixá-las caducar por motivos que interferem no seu cotidiano.

O primeiro fator é a questão da confiança entre quem fica devendo e quem precisa receber. Quem ficou devendo assumiu o compromisso de pagar determinada quantia, conforme condições preestabelecidas. E quando a parcela não é paga, a relação entre o credor e devedor fica abalada.

Outro fator é a questão do histórico financeiro. Como vimos anteriormente, a dívida caduca ainda aparece para consultas de bancos e instituições financeiras, dessa forma, qualquer situação que você for resolver no banco, fica mais complicada.

Sem Dívidas Bancárias te ajuda!

Entendemos que na maior parte dos casos, as pessoas deixam de pagar suas dívidas, não por opção, mas sim por falta de planejamento e organização.

Esperar a dívida caducar não é o mais indicado. É como se você estivesse fingindo que tal conta não existe, mas nós garantimos que não tem como esquecer tais situações.

É preciso negociar e quitar o quanto antes suas contas, para que elas parem de crescer e os juros sejam abatidos. Para isso, novos hábitos devem ser inclusos na sua rotina.

Fale com a equipe do Sem Dívidas Bancárias agora mesmo, para agendar uma consultoria e conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o Instagram – Por lá, apresentamos novidades e curiosidades do universo financeiro para te ajudar no processo de organização! Te esperamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *