Evite estresse financeiro na sua empresa - Blog Sem Dívidas
  • Home
  • Dicas

Blog

Veja dicas para evitar o estresse financeiro na sua empresa

estresse financeiro

A preocupação com as finanças é um fator que pode abalar diversos aspectos na vida de alguém. A Sem Dívidas Bancárias já abordou em um artigo a conexão entre os problemas financeiros e a saúde mental, e dessa vez, vajohnny manziel jersey air jordan 1 low flyease detroit lions jersey nike air jordan sale asu football jersey air max 270 women oregon football jerseys best lace front wigs unice hair wigs philadelphia eagles crocs seahawks jersey custom triathlon jersey brock bowers jersey air jordan 1 element adidas yeezy women mos identificar como a dívida interfere negativamente no cotidiano de trabalho, bem como a importância da orientação financeira direcionada aos funcionários.

O estresse financeiro é associado ao medo de enfrentar instabilidades com o dinheiro. Um trabalhador que já possui dívidas extensas não desenvolve suas funções com qualidade e, pela falta de atenção, se torna propício à possíveis riscos de acidentes no trabalho. Além da ansiedade, sintomas físicos como insônia, taquicardia e depressão podem surgir e atrapalhar o foco da produção diária.

Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, de Campinas, apontou que a dificuldade financeira é a situação que mais afeta o emocional de 34% dos 2,9 mil adultos entrevistados. Por isso, em âmbito profissional, os executivos devem se atentar ao quanto ela interfere na produtividade e encontrar uma maneira para auxiliar a quitação das dívidas dos colaboradores.

Com essa situação, as empresas estão se mobilizando para oferecer programas e consultorias para organizar as finanças e sanar as dívidas dos funcionários. A eliminação das pendências financeiras resulta em alta performance por parte do trabalhador, bem-estar, motivação e aumento significativo da produtividade.

Mais do que instruir um funcionário, é fundamental que os programas o direcionem para resoluções concretas dos problemas financeiros. Antes de desenvolver um projeto, existem assuntos específicos que devem ser lembrados. Veja os tópicos:  

  • Gestão e pagamento de dívidas bancárias;
  • Auxílio no controle de gastos;
  • Planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo;
  • Negociação de contratos bancários;
  • Orientação sobre investimentos.
dificuldade financeira

Após identificar as palavras-chave para proporcionar a orientação financeira, conheça cinco passos para execução destes programas:

1 – Identifique o que cada funcionário precisa

Para desenvolver um programa de bem-estar financeiro, a primeira ação a ser feita é identificar as prioridades e dificuldades do funcionário. Opte por fazer pesquisa interna a respeito de dívidas, gastos e investimentos para analisar a situação de cada pessoa.

2 – Analise o que a empresa pode fazer  

Após realização da pesquisa interna, conheça o que a sua empresa pode fazer pelo funcionário. Analise orçamentos e avalie questões de salário e benefícios que já são disponibilizados.

3 – Defina os principais benefícios

Com a análise de perfis dos colaboradores e das empresas, decida qual ação deverá ser priorizada. Entre elas, oferecimento de consultoria para eliminar as dívidas.

4 – Faça os funcionários se engajarem

O passo seguinte é divulgar e fazer com que os funcionários participem. Crie campanhas internas criativas e motivadoras ressaltando o propósito da empresa.

5 – Acompanhe o desempenho

Depois de todos os processos definidos, veja como as ações estão sendo executadas e se o funcionário está mais tranquilo com a situação financeira.

Fale com a Sem Dívidas Bancárias

Muitas pessoas ainda sentem receio e vergonha de compartilhar informações sobre o salário e dívidas pendentes, o que dificulta ainda mais a organização financeira. Estar negativado pode parecer uma situação sem solução, mas ela pode ser resolvida. Para te ajudar no processo de direcionamento e quitação das dívidas, a Sem Dívidas Bancárias oferece consultorias e soluções para seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *